MAPA para 2020: assistência técnica e tecnologia para os pequenos produtores.

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse nesta quarta-feira (04/12) que um dos grandes desafios do Ministério da Agricultura para 2020 é melhorar o acesso à tecnologia e assistência técnica para os pequenos agricultores brasileiros.

“Nós temos que tirar o pequeno agricultor do patamar de baixa tecnologia, de baixa renda. Os pequenos agricultores precisam entrar no sistema produtivo como a grande agricultura comercial faz. Vamos fazer isso através da ciência, da tecnologia, da pesquisa da nossa Embrapa, levando a eles tudo o que o produtor empresarial foi buscar nessa tecnologia”, disse.

Em discurso, a ministra também destacou que o agronegócio brasileiro é uma grande potência mundial que aquece a economia, garante segurança alimentar para um bilhão de pessoas em mais de 160 países.

“Nós temos aí uma agricultura que, além de puxar o PIB [Produto Interno Bruto] do Brasil, é ainda uma agricultura sustentável, gera emprego de qualidade nos mais remotos rincões desse país. (…) Olha as oportunidades que temos a oferecer, além da segurança alimentar para seu povo, ainda exportar alimentos de qualidade para mais de 160 países do mundo”.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os resultados das Contas Nacionais Trimestrais referentes ao terceiro trimestre deste ano apresentaram crescimento de 0,6% no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em relação ao trimestre anterior. A agropecuária foi o setor que registrou a maior alta, de 1,3%.

Entre as ações do Ministério que podem contribuir para o fortalecimento da agropecuária brasileira, Tereza Cristina citou o programa AgroNordeste, a abertura de novos mercados e a capacitação técnica de pequenos agricultores.

Fonte: MAPA

Você Também pode gostar