Entenda como surgiu a raça Girolando

girolando

Existem relatos de que mesclas próximas ao que viria a ser o girolando já aconteciam na década de 1940.

O que se observava naquele período era que a produção de leite era muito baixa no país com relação aos países mais avançados no tema.

As causas disso foram, inicialmente, apontadas:

– Más condições de manejo
– Forragem de baixa qualidade
– Má qualidade genética bovina


O grande foco, portanto, era compreender como desenvolver raças leiteiras que se adaptassem às regiões tropicais, predominantes em nosso país. Uma série de instituições participaram das reuniões.


Gerou-se, quase que simultaneamente, também um programa que ficou conhecido pelo nome de Programa de Cruzamento (Procruza) e durou entre 1978 a 1988. Ele surgiu a partir do entendimento, justamente, de que era necessário tornar mais atrativa a produção da pecuária, especialmente leiteira, no Brasil.

Foi exatamente sob as bases do Procruza que a gênese do girolando foi criada, com todas as definições sobre esta raça. Apesar de haver variações, ele foi formado com 5/8 de sangue holandês e com 3/8 do sangue Gir.

No ano de 1996 foi oficializada a criação do girolando


A partir da Portaria 079 de 1º de fevereiro de 1996, foi oficializada a criação do girolando. Além disso, foi criada também a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, para defender os interesses da raça.

Fonte: Tecnologia no Campo

Você Também pode gostar