CHECK LIST – PQFL – MAIS LEITE

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) define o Plano de Qualidade dos Fornecedores de Leite (PQFL) como uma ferramenta de controle elaborada pelas indústrias para desenvolvimento de políticas relacionadas a seus fornecedores e a melhoria da qualidade do leite. Ele pode contemplar a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de todos os seus fornecedores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias.

Algumas etapas muito importantes que devem ser consideradas para elaboração do PQFL, incluem:

a) Diagnóstico de situação;

 b) Categorização dos fornecedores;

c) Ações a serem implantadas para cada categoria de fornecedores;

 d) Monitoramento e Registros;

e) Verificação, Auditorias e Registros.

A etapa de diagnóstico de situação é uma das mais importantes porque a partir dela será possível identificar possíveis gargalos que precisam ser solucionados. Quanto melhor for realizada esta etapa, maior é a chance de sucesso no cumprimento do PQFL e menor é a ocorrência de desvios. Isto significa menos retrabalho e obviamente, melhores resultados.

Fonte: MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES DE LEITE (PQFL), novembro, 2019. Site: http://conteudo.silemg.com.br/Publicacoes/Manual-PQFL-Viva-Lacteos.pdf

O Sistema Mais Leite

Com o objetivo de auxiliar a organização e gestão do plano de qualificação dos produtores de leite o sistema Mais Leite desenvolveu, em seu aplicativo (Google Play e App Store), uma ferramenta simples e organizada por tópicos, que oportuniza o preenchimento das respostas de cada produtor na própria propriedade, sem necessidade de internet.

Ao responder o questionário em cada propriedade, após a sincronização automática, o Mais Leite gera o grau de conformidade e não conformidade em gráficos e relatórios, auxiliando na criação de ações efetivas para a busca de melhorias contínuas.

 

Você Também pode gostar