Produção de leite dá dinheiro?

A variação dos custos e do lucro com a produção de leite é como uma montanha russa: pode despencar e aumentar rapidamente. Esses indicadores são inversamente proporcionais, ou seja, quando os custos estão altos, o lucro é baixo.

Esse cenário é sempre um grande desafio para os produtores de leite. Afinal, vários fatores influenciam nos custos de produção, como o clima (que afeta a alimentação), sanidade e reprodução do rebanho, estrutura da propriedade, mercado, etc.

produção de leite

Neste primeiro semestre de 2021, por exemplo, os pecuaristas amargam o alto custo da produção de leite. O principal motivo foi o aumento do preço da alimentação concentrada, que é à base de milho e soja, grãos que encareceram devido à baixa oferta. 

Diante disso, será que a produção de leite ainda dá dinheiro?

Para alcançar bons resultados na produção de leite, mais importante do que aumentar a produtividade é lucrar com a atividade. A pecuária leiteira tem grande potencial de faturamento. Inclusive pela previsibilidade de uma renda mensal, a atividade sustenta muitos pequenos produtores pelo Brasil. Todavia, para que ela possa trazer resultados positivos para o bolso do produtor, é necessário que ele foque numa gestão profissional da propriedade.

A produção de leite começará a dar lucros apenas quando houver um equilíbrio entre o custo de produção e o preço que o produtor receberá na hora da venda do produto. Conhecido como ponto de equilíbrio, esse indicador aponta qual a quantidade de leite precisa ser vendida para cobrir todas as despesas da produção.

Fórmula ponto de equilíbrio para a produção de leite

O ponto de equilíbrio pode ser calculado em quantidade, porcentagem ou valor monetário.

O cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

Aqui, o custo fixo é o que não varia, não importa o volume do produto, havendo ou não produção. Já o custo variável altera-se conforme a produção de leite. Quanto maior for a produção, maiores serão os custos variáveis.

Veja na imagem abaixo um relatório com Indicadores gerais que o Sistema Mais Leite oferece para o controle financeiro.

gestão leiteira

Produção de leite: Como se manter no campo

O controle de custos é essencial para atingir o objetivo final da produção: o lucro. Na maioria dos casos, quando se produz mais leite, também tem-se mais lucro. Todavia, para que isso aconteça, é necessário equilibrar os custos com a produção.

A pecuária leiteira tem como principal objetivo a maior produção de leite por vaca ao dia com o menor custo possível. Quando isso é alcançado, o produtor começa a lucrar.

Então é hora de monitorar a gestão e se preparar para o futuro.

Na imagem abaixo veja um Gráfico Financeiro que ajuda produtores de leite a controlar custos de prudução como: manejo sanitário, reprodução, alimentação, mão de obra, entre outras despesas.

tabela de custos

Como ganhar dinheiro com produção de leite

Agora que você já sabe quando irá ganhar dinheiro com a produção de leite, traremos ações práticas para aplicar na sua propriedade e lucrar com o seu produto. Basicamente são os custos variáveis, que podem impactar no orçamento da propriedade.

Como já dissemos anteriormente, a alimentação do rebanho deve receber uma atenção especial quando o objetivo é aumentar os ganhos com a produção de leite. A prioridade deve ser produzir e utilizar o máximo de forragem de alta qualidade possível para alimentar os animais.

Outro fator importante para diminuir os custos é reduzir a perda de alimentos. Você pode fazer isso por meio do manejo e armazenamento de ingredientes de alimentação (concentrados, sais minerais e ração), pelo processo de mistura e fornecimento, fazendo uma boa gestão do cocho de alimentação, e controlando os distúrbios relacionados ao clima, que afeta o fornecimento das pastagens.

Sobre a gestão do cocho de alimentação, é indicado que haja um cronograma de manejo alinhado de acordo com a programação da ordenha. Além disso, é importante fornecer alimentos frescos quando o rebanho for à sala de ordenha.

Utilização dos recursos de forma eficiente

As fazendas bem-sucedidas concentram-se em obter maior receita em relação aos custos da produção. Para fazer isso, usar os recursos de forma eficiente também influencia na lucratividade da atividade leiteira.

Para ter uma propriedade voltada para a produção de leite eficiente, há três áreas principais que precisam ser consideradas. Descrevemos aqui, com base em conceitos, cujo objetivo é diminuir o custo da produção de leite. São eles:

  • 1) uso eficiente das instalações atuais: saber aproveitar o espaço de descanso e ordenha é essencial para a sua produção. Às vezes, será necessário fazer mudanças pontuais na propriedade. É importante avaliar se isso vai aumentar a quantidade de produto final. Se positivo, vale a pena o investimento.

    Você pode avaliar e conhecer mais sobre os sistemas de produção de leite no artigo: Produção Leiteira: Compost Barn, Free-stall ou Pastagem?

  • 2) Economias de escala: essa economia acontece quando o aumento na produção reduz o custo do produto. A proposta é diluir o custo fixo, como o custo de instalações, da mão-de-obra e de equipamentos em função da maior produção de leite;

  • 3) uso eficiente das vacas: é importante conhecer cada animal que compõe seu rebanho para que a capacidade produtiva de cada um seja aproveitada da forma mais efetiva possível. Saiba o quanto as vacas podem produzir e o nível de saúde delas para serem utilizadas de maneira apropriada.

Vaca de Alta Produção

Veja no quadro abaixo um gráfico com  indicadores de uma vaca de alta produção.

vacas de alta produção

Produção de leite e desempenho reprodutivo

Para ultrapassar o ponto de equilíbrio e lucrar com a produção de leite, a reprodução também deve receber atenção. Implementar ações para melhorar a eficiência da detecção de cio, a taxa de prenhez e o desempenho reprodutivo geral do rebanho auxiliam na garantia de um retorno financeiro positivo na atividade leiteira.

A tecnologia como aliada

O uso de uma plataforma de gestão que permita o produtor acompanhar a produtividade de cada animal, a administração da parte nutricional e a sanidade do rebanho é importante para ganhar dinheiro com a produção de leite. 

Afinal, ter atualizados todos os indicadores de gestão da propriedade, acessando em tempo real, na palma da mão e em qualquer lugar, facilita a rápida e consciente tomada de decisão pelo produtor de leite para agilizar processos de mudança, reorganizar a atividade e focar no ponto de equilíbrio que culminará no lucro da produção leiteira.  

softwere gestão

Controle Financeiro da sua propriedade leiteira

Se a forma mais eficiente de obter lucro é aumentar a produtividade do rebanho enquanto diminui-se os custos da fazenda, ter uma ferramenta para cruzar os indicadores e atingir o ponto de equilíbrio de forma eficiente pode fazer toda a diferença.

Quando o custo de produção de leite está em alta, as margens de lucro são reduzidas. Assim, é necessário que o produtor tenha disciplina e técnicas à disposição para manter – e aumentar – o faturamento com a atividade. E quando são aplicadas tecnologias, as margens de lucro são maiores ainda.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Gado de Leite, (Embrapa), em entrevista para o Diário do Comércio, quando o produtor aplica uma gestão eficiente na sua propriedade, os impactos negativos são minimizados. Ou seja, para alcançar o lucro, é necessário ter foco e buscar sempre evoluir na forma como a propriedade é gerida.

Ao começar a produção de leite, é necessário ter uma gestão inteligente e eficiente que auxilie o produtor a saber qual caminho seguir. Pensando nisso, o Sistema Mais Leite oferece a função “Gestão Financeira”.

Nessa seção, o produtor pode acompanhar a gestão financeira simplificada, em que é apontado os custos da produção, e a gestão financeira personalizável, que inclui todas as receitas da propriedade.

produção de leite
Veja na imagem acima um relatório de Fluxo de Caixa. Ja na imagem abaixo você visualiza um  Demonstrativo de Custo.  
produção de leite

Com o sistema, o produtor registra as atividades e recebe alertas sobre os manejos, aplicação de medicamentos e das principais etapas do tratamento até sua conclusão. 

O Sistema Mais Leite possibilita ainda o gerenciamento de vários indicadores, como eficiência reprodutiva do rebanho, inseminações, partos, manejos, entre outros. De forma completa, o sistema ainda permite a gestão financeira de todas as atividades desempenhadas na propriedade e emite alertas sobre atividades importantes.

Outra característica importante do Mais Leite é a flexibilidade, já que o produtor pode acessá-lo por computador ou smartphone, com funcionalidades on-line e também off-line, caso o produtor esteja sem internet.

Quer saber mais? Fale com a gente!

Se preferir clique no botão e Teste grátis agora!

Você Também pode gostar