Você conhece a história da raça Gir Leiteiro?

A raça, uma das mais antigas do planeta, é proveniente da Índia, assim como o Nelore. Chegou ao Brasil em 1911 e se concentrou inicialmente no triângulo mineiro. Nos primeiros anos da raça no Brasil, o foco principal era a produção de carne.

A necessidade de um gado com boa rusticidade, sem perder no quesito produção de leite fez com que muito se investisse no melhoramento genético da raça.

Um dos principais programas da ABCGIL é o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL), criado em 1985. O objetivo do programa é a seleção dos melhores touros da raça. O principal dado avaliado é a lactação das filhas dos touros. O PNMGL foi responsável por apresentar a vaca ideal da raça.

A contínua busca por um gado resistente e com boa produção leiteira fez com que a raças Gir Leiteiro tivesse diversos cruzamentos.

O principal, e mais famoso deles, foi o cruzamento com a raça holandesa, originando assim o Girolando. Hoje, esse cruzamento já virou uma raça e conta inclusive com a própria associação.

Fonte: Tecnologia no Campo

Você Também pode gostar